Quem Me Acompanha...

4 de maio de 2010

Falando no Coisas - Flavia Teles do Blog Arte na Cozinha

Bom dia queridas!
Voltando.... para o post do Falando no Coisas... que hoje é com a Flavia do Blog Arte na Cozinha... quem não conhece... corre lá! Tenho certeza que será super bem recebida assim como eu fui.
Ontem preparando o post sofri uma interferência! rssss. Mas agora já esta tudo bem... podemos continuar. rss

Então, como disse a Flavia resolveu falar de um outro assunto, que eu sou perdidamente apaixonada... LEITURA.... Achei o post difrente e bem legal... espero que gostem. Concordo quando ela diz que a magia da leitura só fará bem. Tenho certeza disso!


Falando no Coisas

Flavia Teles


Flavia e Miuky,  sua meia-irmã! rsss


Porque ler é importante!




Quando a Soll me convidou para postar em seu blog e me disse que o tema era livre, quis fugir do que provavelmente todos achariam que eu fosse escrever: culinária. Já fiz isso em outros blogs onde fui convidada e me pareceu bem mais legal e atrativo. Por isso hoje, vou falar sobre leitura.

Você tem o costume de ler? Não? Não gosta mesmo ou ainda tem trauma daquela época da sua infância onde as professoras obrigavam os alunos a lerem aqueles livros antigos, demorados, quando o que você mais queria na verdade era ir brincar no quintal com os amigos?

Pois é, pode parecer uma imensa bobagem, mas o que eu mais ouço como desculpa para alguém que não gosta de ler é justamente essa, e por isso a pessoa acaba nem tentando novamente.


A falta de tempo é outra coisa, mas vamos combinar que para ler não precisa ter necessariamente “tempo”, precisa mais é ter vontade. Você pode ler antes de dormir, por exemplo, ou então num sábado à tarde quando não passa nada de interessante na televisão, quando você for à praia e estiver deitada(o) na cadeira tomando um sol, ou seja, todo mundo pode encontrar um tempinho para desfrutar de uma boa leitura.

E quando eu digo isso, não estou querendo que ninguém vá ler algum best seller, que óbvio também pode ser interessante, mas sim um livro que você goste, o mais legal é você buscar algo de um conteúdo que te faça ter a curiosidade de pegar um livro.




Não é gostoso cheirinho de livro novo? Eu adoro! Os meus livros são sem dúvida o meu maior xodó. Guardo todos, morro de dó de emprestar, cobro para que os devolvam nas mesmas condições de quando foram emprestados, mas nunca me nego a emprestar, porque sempre fico feliz quando alguém desperta em si a vontade de ler.

Leitura é antes de tudo cultura, independente do conteúdo, porque com os livros melhoramos o nosso vocabulário, a nossa escrita, prestamos mais atenção na parte gramatical, aprendemos novas palavras e claro, deixamos a nossa imaginação ir além e com isso conseguimos relaxar e nos transportar para aquele mundo fantasioso. É bom inclusive para esquecermos um pouco dos problemas do dia-a-dia, pelo menos por alguns instantes.

Eu tenho a sorte de ter tido como espelho uma mãe que sempre leu muito. Achava linda aquela cena: minha mãe sentada na cama, rezando com os olhos fechados, depois ligava o abajur, pegava o seu livro e lia até adormecer. Sempre fiquei com a impressão de que a leitura realmente era algo prazeroso, já que ela não abria nunca mão daquele ritual.

Ela sempre nos estimulou comprando livros infantis, gibis e claro, tínhamos todos os livros da Pollyana, lembram? Mas o gosto mesmo pela leitura eu adquiri no colegial, quando minha professora nos apresentou Machado de Assis e o seu “Dom Casmurro”. A dúvida sobre a existência do possível adultério de Capitu foi tornando a leitura deliciosa e a partir dali, devorei livros, um atrás do outro, e é assim que faço até hoje.

Só este ano já li quatro livros e estou na metade do quinto. Leio apenas as histórias que me cativam e geralmente antes de adquirir um novo, procuro ler a sinopse para ter certeza de que a escolha irá me agradar.

                        " De qualquer forma, gostaria que você que está lendo este post, e que
ainda não leu nenhum livro este ano, que emprestasse, comprasse ou
alugasse algum de sua preferência e que se permitisse deixar ser invadida(o) pela magia de uma boa leitura. Tenho absoluta certeza de que isto só te fará bem, assim como faz a mim e a muitas outras pessoas que conheço..."

Enfim, desejo a todos uma ótima leitura.

Beijos,

Fla.


.................................................................................................................................

Beijo meninas... até o próximo post.
Ah...hoje faremos aqui no serviço a torta gelada... prometo que posto pra vocês...! kkkk
Soll*

16 comentários:

Luciana Casado disse...

Eu adoro ler antes de dormir, mas confesso que odiava ler os livros chatos do colégio. Só despertei o meu interesse pela leitura qdo eu realmente encontrei o estilo de livros que gosto!!
Bjus, Lu

Unknown disse...

Oi soll! Adoro teu blog!!!!É inspirador.
Dê um pulinho lá no meu blog acho que vai gostar.
Bjosssssss

Michelle disse...

Eu tmb adoro ler!!!

No início da adolescencia li vários livros da série Vagalume, alguem já leu???

Era uma delícia!!!

Ultimamente gosto de romances espíritas...nossa viajo demais nessas leituras!!!

Beijos

Juliana Castro disse...

Adoro ler tb!!!
Parabéns pelo blog!

Bjos

Rosi disse...

Olá
Vim conferir a participação da Flavinha e conhecer esse bloguinho. O tema é muito bom, eu adoro ler, leio d etudo.

Gostei daqui. Volto mais vezes.

Abraços

Unknown disse...

Amiga tem um cantinho muito lindo e que eu gostei de coração.Bjoooooo

Fla disse...

Querida, obrigada pelo carinho e pela oportunidade.
Beijão pra você.
Fla

Miriam Bralli disse...

Olá Soll,
Vim dar uma olhadinha na Flavinha, adorei o post e acabei ficando, se puder dá uma voltinha lá no meu, ok??
1000 Beijokinhas

Laura Lucia disse...

Fla,
Adorei seu post. Um bom alerta para as pessoas que não lêem por um motivo ou outro.
Puxa, sei que é clichê, mas um livro é um companheiro fabuloso. Minha vida seria vazia sem os meus livros. É ali que me divirto, que rio, choro, aprendo e repasso o que aprendi, seja lá o que for. Ainda tem o aspecto encantador de nos virar pelo avesso, trazendo idéias novas para deixar-mos de lado um pouco dos nossos preconceitos e opiniões tão velhos e arraigados. Eles nos dizem verdades terríveis, que nem o nosso melhor amigo o faria, mas que nos levam a mudar, a melhorar, a ser mais gente...
Só a leitura nos tira do trivial e nos eleva a lugares, pessoas e e idéias nunca antes sonhados... E que delícia estes mundos desconhecidos, onde até o impossível se concretiza!
Eu seria muito menos sem meus livros.
Parabéns pela idéia de estimular um hábito tão salutar!!!
Um beijo amigo e afetuoso

Fátima disse...

Olá Soll e Flá , adorei seu post, incentivar a leitura é grande valia.
Um bom livro nos intrete, nos faz companhia, nos informa, nos dá dicas, nos enrriquece culturalmente , nos alerta, enfim...é um hábito saudável que devemos cultivar.
Parabéns à Soll pela iniciativa, e seu canto é muito fofo.

Beijinho.

Licia disse...

Eu sempre adorei ler desde pequena,mas eu tinha dislexia,em uma época que as pessoas nem sabiam o que era isso e as dificuldades eram rotuladas de burrice,hoje eu sei o nome do que tenho por que meu filho também tem e leio bastante sobre isso.Por isso aprendi a ler tarde,mas a vontade de ler os livros de literatura infantis,gibis,livros espiritas,foram os maiores encentivadores para eu aprender mais rápido.E sim,eu adorava quando os professores passavam os livros de literatura como trabalho e prova,eu tinha uma coleção deles. Beijos Soll.

A arte em ser mulher disse...

Eu amo ler principalmente os bloguinhos das cumadres rsrsr brincadeira eu amo ler livros embora o tempo ando pouco para isso.
=)

Leila Rossi disse...

Oi Sol, td bem?
Ótima postagem. Ja "devorei" livros ...Tenho tantos que da para fazer uma pequena biblioteca.Hoje leio com mais moderação. Só fico triste porque meus filhos não são chegados por mais que eu tente incentivá-los...
Bjs querida. Amo estar aqui.

Lidiane Vasconcelos disse...

Show de bola, Fla!
Não conheço qualquer efeito colateral para a leitura. Essa prática só nos faz bem e nos torna pessoas melhores em vários sentidos. Aliás, você listou todos muito bem. E, cá para nós, quem não foi instigado a leitura depois da dúvida cruel que Machado nos deixa sobre o adultério de Capitu, não é?! :)

Excelente post! :D

Gisela Nozaki de Lima disse...

Oii Soll!!!

Que delícia o texto!! Adorei!! Assim como a Flavia tbém sou uma devoradora de livros! Confesso que quando era mais nova não curtia tanto assim, mas hoje meu marido e eu ficamos horas e mais horas nas livrarias!!!

Lembrei da Polliana!! Eu tbém li e adorava...até hoje minhas amigas dizem que sou a verdadeira Poliana!!! hihihihihih

Agora estou na fase dos livros de ''mulherzinhas': saga do crepúsculo e os da Marian Keyes!!

Eu empresto meus livros com a maior tranquilidade, sou ciumenta com muitas coisinhas minhas, mas não com livros. Desapego total! Acho que livros são para serem lidos, manuseados por muitas pessoas e não para serem lidos uma única vez!!!!

Beijocassss
Gi

Paula Mello disse...

Olha só, a gente vive andando atrás da Flá, por que como ela diz, vamos combinar que ela é ótima, e adorei seu blog. Ô mulher, quanta coisa! Agora vou ter que vir aqui dia sim, dia também! Hhahahaha!!
Prazer em conhece-la, ótima idéia de convidar amigos para escrever no seu blog, acho que vou copiar isso disfarçadamente...
Espero sua visita tb, para um café com bolo, que eu tb mexo uma panela!
Uma semana iluminada!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails