Quem Me Acompanha...

17 de fevereiro de 2010

Da hooorta direto pra sua mesa.....

Oi.
Meninas não sei voces, mas eu sempre tive vontade de ter uma "mini horta" em casa. Com os principais temperos que usamos na cozinha, mesmo porque eu adoro usar salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim...

Confesso que esse desejo aumenta cada vez que visito minha tia querida que tem em seu quintal todos esses temperos Ah... e tem também orégano! Pois é... eu nunca tinha visto orégano assim fresquinho... da um saber maravilhoso na comida. Passei alguns dias desse ultimo feriado na casa dela e foi muito gostoso. No café da manhã tomamos suco de acerola colhida na hora... fresquinha...fresquinha. Uma delícia!

Usamos limão colhido na hora também, os temperos... pode parecer bobeirada minha parte, mas pra mim que compro tudo congelado no mercado é fantástico, diferente e gostoso!

Eu não tenho espaço aqui em casa e nem muito jeito pra cuidar de plantas... Aliás NENHUM! Mas a idéia de ter uma mini horta me fascina...

Posto aqui algumas idéias...simples e bonitas pra se ter em casa. Quem se arrisca?!!?



Esse aqui super fofo, com os vasinhos coloridos. (Adoroo)
 


Aqui foram plantadas dentro de uma xícara... também ficou lindo.

  


Aqui com os vasinhos iguais e super bem cuidadas.

  

  
Esse aqui pra fazer no quintal... são plantadas dentro de uma sapateira... sabe aquelas que ficam atras da porta? Antigas.... mas úteis.

  


Olha que fofo... os vasinhos coloridos e no varal. Bem diferente.

  


Achei super diferente esse também.... e voce pode usa-lo nessas duas maneiras.

 



E por último esse com os vasinhos simples....
 



E então? Mãos á obra?!!! rsss
Beijo.
Soll*

18 comentários:

Déa Café disse...

oi soll!! eu tbém nunca fui e nem soube cuidar de plantas! mas assim que tive minha casa, na verdade apto, comecei a cultivar temperinhos em vasos, mesmo! salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, manjerona! eles não requerem muitos cuidados!
depois que me mudei, num dos quartos do apto tem uma floreira, e na hora que vi já soube o que eu iria fazer com ela: plantas temperinhos!! e lá estão: manjericão, manjerona, alecrim, orégano! tbém tive salsinha (durou quase dois anos!), cebolinha que o pulgão pegou mas vou plantar de novo, tomilho que morreu tbém. ah, e pimenta, tbém. tenho um pé de margaridinha e uma pé de amora ou pitanga! ainda não sei qual é!! rsrs mas essa logo vou transplantar de lá pq não há espaço pra ela, né. mas os temperos continuam fortes!! já fizeram sucesso no prédio!! rsrs
experimente plantar em vasinhos, soll! se vc for em alguma floricultura ou casa do tipo eles te ensinam e têm até vasinhos prontos. de resto é dar sol (não muito) e água! e de tempos em tempos renovar a terra!
beijos!

Cibele Leite disse...

Oi Soll adorei as dicas adorooo plantas e flores e tenho salsinha plantada em uma jardineira, me ajuda bastante..nos temperos frescos,
Amiga o resfriado esta melhorando mais ainda não estou 100%

beijos

Sheila disse...

É Soll,não é só você que têm essas vontades.Já escutou aquela música da Elis Regina,que diz:
Eu quero uma casa no campo...Onde eu possa plantar meus amigos
meus discos e livros
e nada mais.
Eu acho isso tudo o máximo!!!

Beijos

Soraia disse...

Olá Soll !!!
Você é das minhas !
Gosta de explorar conhecimentos em geral ! Estou gostando de ver e ler !
Andei fazendo uma pequena horta em uma pequena floreira (manjericão e alecrim), mas o calor excessivo abalou as plantinhas.
Mas não vou me desanimar, vou pesquisar mais na net, para ver o que posso fazer para superar e proteger as novas mudas.
Assim que tiver alguma soluções passarei para você fazer a sua mini horta.
Sobre os tecidos dos corações:
O ideal é o 100% algodão, pois são mais resistentes e sua trama é mais fechada e com isso fica mais bonitinho com o enchimento (dicas da net).
E em volta do coração usei termolina leitosa para evitar do tecido desfiar, por isso que está durinho em volta dos recortes que te mandei.
Mas primeiro risque o molde no tecido e recorte um pouco além do risco e passe com um pincel a termolina apenas nas bordas do coração e após secar recorte onde foi riscado.
Qualquer dúvida, entre em contato !
Beijos,
Soraia.

Neli Rodrigues disse...

Tenho uma floreira que planto salsinha, as vezes, cebolinha, mas estas eu já tenho que arrumar a mudinha, com semente eu não dei sorte. Manjericão é super fácil, qdo passo em algum lugar (calçada ou jardim) arranco um daqueles pendões, aí é só tirar a semente que nascem fácil, aliás, meus filhos andam me pedindo prá cuidar de um vasinho e tô pensando no manjericão pois eles verão resultados logo e ficarão suuuper felizes!
Adorei as pinturas dos primeiros vasos, são lindos!
Bjs♥

Maíra disse...

meu sonho ter uma hortinha em casa, doro plantas e um temperinho, fersquinho para colocar assim na comida hummm.
Lindos os vasos fofos
beijos

leticiafumis disse...

Oi Soll!!! Também adoro uma hortinha!! Aqui em casa como é minúsculo, eu tenho só um vasinho de mangericão, mas agora que vou me mudar, quero ver se compro mais uns 3 vasinhos!!

Lindas as idéias!
Bjux!

Ge disse...

Oie Sol, meu marido está com essa idéia de ter uma mini-horta em casa, e agora que vi essas belezinhas me animei! rsrs
Obrigada pela dica!
beeijo

Luci Cardinelli disse...

Amiga eu amo uma hortinha, porém já tentei diversas vezes aqui no apê e não deu certo:(

beijos e bom final de semana!!

Fla disse...

Sol, sabe que eu já tentei ter hortinha em casa e nunca deu certo?!
No apê é impossível pra mim por falta de espaço mesmo.
Mas quando morar numa casa eu vou querer ter uma horta bem bonita!
=)
Beijos

Nâna Lamonier disse...

Oh vontade de ter uma...
Mas não levo jeito pra isso...]
Adoraria esses vasinhos coloridos na janela da minha cozinha...
Bjão


P.S.: Tbm nunca vi oregano no pé...

Fernanda Fernandes disse...

SOLL,está um show as fotos,lindas...mas tentei fazer um destes tipos em vasinhos de ceramica,dá trabalho amiga e não dura muito elas são enjoadinhas,mas fiquei metida quando durou,até colhia uns raminhos de manjericão para por no molho de macarrão!!!mas a felicidade durou pouco...bjos!Estou meio catimbada com virose,é este calor!!

Anônimo disse...

É simplesmente um luxo,né?rsrsrss...

www.cha-com-biscuit.blogspot.com disse...

Lindas ideias amiga, só tenho medo de uma coisa, de matar as coitadinhas das plantas afogadas ou secas, nunca sei a quantidade de água que cada planta precisa, aqui em casa, ou elas morrem afogadas ou morrem por pouca água, sou um desastre com as plantinhas, mas eu adoro elas, só preciso de um manual para cuidar melhor delas.
Abraços.

Unknown disse...

oi Soll , passei para conhecer seu blog ... muito fofo ... e essa ideia de horta hummm... gostei do que vi , estou sonhando com uma já algum tempo , meu espaço é pequeno então a dedicação tem que ser maior , mas eu vou fazer uma hortinha , nem que seja nas xicaras...rsss

bj

Déa Café disse...

então, soll... acho que se vc tem vontade, vale a pena fazer uma hortinha em casa. como disse, eu já tive em vaso, no chão da sacada. os temperinhos as vzs não duram muito, mas é só ir renovando a terra e plantando mais mudinhas. é assim mesmo. o meu tomilho, manjerona, majericão e cebolinhas que tive em vaso no chão da sacada, uma hora o pulgão atacou e não consegui salvá-los, mas a salsa ficou tão grande que virou um arbusto, quase! rsrs ela dobrava pra fora da sacada, acredita?
se possível, não deixe bater sol direto nas plantas, pois a salsa, por exemplo é muito sensível, quase não aguenta. o manjericão tbém sofre. o meu está sofrendo, tadinho, pois na minha floreira bate sol à tarde, mas ele está resistindo, rs.
e molhe uma vez por dia, mais ou menos, conforme se bate muito sol, se está muito calor. de modo que vc veja que a terra está molhada. não enxarque, só molhe. e vá vendo pelas folhas, se estão bem verdinhas, se estão esticadinhas.
isso tudo eu aprendi fazendo, soll, pois sempre fui péssima para cuidar de plantas. pra vc ter uma ideia eu consegui matar dois cactus! um afogado e um de sede, imagine!! kkkkkkkk
mas agora tem dado certo.
não desanime se a primeira leva de mudinhas não vingar ou morrer logo. é assim mesmo ;)
beijocas!
p.s.: escrevi um monte, de novo! desculpe!!

Lidiane Vasconcelos disse...

Já me arrisquei, Soll. Mas a hortinha não deu em nada. Mas eu não desisito, e vou plantar tudo de novo. :)

Maca disse...

Adorei o seu blog ten unhas ideias muito bonitas.Si vostede quere , a invito a visitar o meu cantinho
BJS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails